Empresa não receberá seguro de roubo por não ter gerenciado risco

Empresa não receberá seguro de roubo por não ter gerenciado risco

  • Post category:Segurança
  • Reading time:2 mins read

Uma seguradora ganhou na justiça, decisão favorável para não pagar a indenização securitária, ao verificar que não foram adotadas as medidas de gerenciamento de riscos. O caso é de uma empresa que teve sua carga de bebidas roubada durante transporte do material. A decisão é da 3ª Câmara Cível, por unanimidade de seus membros. Segundo o processo, a empresa de comércio de bebidas preencheu um questionário afirmando que os seus veículos seriam rastreados via satélite, com o monitoramento e alarmes.

Após a empresa segurada ganhar em primeiro grau, a seguradora ingressou com o recurso de Apelação Cível, pedindo que fosse julgado improcedente o pedido de indenização, pois, a parte recorrida tinha ciência da necessidade do gerenciamento de riscos, e afirmou que seus veículos seriam rastreados.

Segundo o relator do recurso, Desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, “o fato incontroverso é que, a empresa segurada ora recorrida é empresa de grande porte, que atua no ramo de bebidas desde o ano de 2005 e que, nessas condições, tem conhecimento de que sua mercadoria (bebidas) é passível de roubo/furto”.

“Verifica-se que a empresa segurada agravou o risco na medida em que confessou que seu caminhão, no momento do roubo, não estava sendo monitorado via satélite, conforme confessou o motorista, descumprindo, desse modo, a cláusula de gerenciamento de risco”, votou o relator ao acolher o recurso de apelação da seguradora.

Gerenciamento de Riscos

Uma Gerenciadora de Riscos garante que a sua operação esteja de acordo com as exigências das apólices de Seguros e o PGR. Fornece um monitoramento de qualidade, gerando maior segurança e proteção para as empresas e os motoristas.

Tenha uma equipe preparada, a sua disposição, para analisar e averiguar se todos os equipamentos de segurança e rastreamento estão em perfeitas condições, buscando assegurar maior proteção e tranquilidade durante o transporte da sua carga.

Fonte: CQCS