Empresa não receberá seguro de roubo por não ter gerenciado risco

Empresa não receberá seguro de roubo por não ter gerenciado risco

Uma seguradora ganhou na justiça, decisão favorável para não pagar a indenização securitária, ao verificar que não foram adotadas as medidas de gerenciamento de riscos. O caso é de uma empresa que teve sua carga de bebidas roubada durante transporte do material. A decisão é da 3ª Câmara Cível, por unanimidade de seus membros. Segundo o processo, a empresa de comércio de bebidas preencheu um questionário afirmando que os seus veículos seriam rastreados via satélite, com o monitoramento e alarmes.

Após a empresa segurada ganhar em primeiro grau, a seguradora ingressou com o recurso de Apelação Cível, pedindo que fosse julgado improcedente o pedido de indenização, pois, a parte recorrida tinha ciência da necessidade do gerenciamento de riscos, e afirmou que seus veículos seriam rastreados.

Segundo o relator do recurso, Desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, “o fato incontroverso é que, a empresa segurada ora recorrida é empresa de grande porte, que atua no ramo de bebidas desde o ano de 2005 e que, nessas condições, tem conhecimento de que sua mercadoria (bebidas) é passível de roubo/furto”.

“Verifica-se que a empresa segurada agravou o risco na medida em que confessou que seu caminhão, no momento do roubo, não estava sendo monitorado via satélite, conforme confessou o motorista, descumprindo, desse modo, a cláusula de gerenciamento de risco”, votou o relator ao acolher o recurso de apelação da seguradora.

Gerenciamento de Riscos

Uma Gerenciadora de Riscos garante que a sua operação esteja de acordo com as exigências das apólices de Seguros e o PGR. Fornece um monitoramento de qualidade, gerando maior segurança e proteção para as empresas e os motoristas.

Tenha uma equipe preparada, a sua disposição, para analisar e averiguar se todos os equipamentos de segurança e rastreamento estão em perfeitas condições, buscando assegurar maior proteção e tranquilidade durante o transporte da sua carga.

Fonte: CQCS

Deixe uma resposta