9 tipos de cargas e quais os caminhões ideais para o seu transporte!

9 tipos de cargas e quais os caminhões ideais para o seu transporte!

Para transportar algumas cargas específicas a transportadora ou o caminhoneiro precisam ter muita atenção e cuidado, além de, segurança, algumas obrigatoriedades do seguro (dependendo da carga) e o tipo de caminhão ideal para o transporte (isso porque hoje existem inúmeros formatos de caminhões, para cada tipo de carga.

Conheça nesse post, 9 tipos de cargas e os caminhões indicados para o seu transporte!

1 – Carga viva

Uma das mercadorias que mais necessitam de alerta e cuidado, também demanda um tipo específico de caminhão para seu transporte.

2 – Cargas frágeis

Outras mercadorias que exigem muito cuidado no seu transporte, principalmente na carga e descarga, e na direção do veículo.

3 – Carga refrigerada

O caminhão para transporte frigorífico precisa, indispensavelmente, ter baú com proteção, blindagem térmica e equipamento para resfriamento. As determinações, serão de acordo com o volume de mercadoria e o trajeto necessário.

4 – Carga a granel

Tratando de mercadoria a granel, a diferença é entre: não embalados, ensacados ou encaixotados.

5 – Carga  inseparável e de grande dimensão

Transportar mercadoria em grande volume e que não há possibilidade de divisão, demanda um caminhão específico. A carroceria precisa ser do tipo prancha, por ser completamente aberta.

6 – Carga seca

Essa é uma das mercadorias mais comuns. O padrão é que o caminhão para transportes de cargas secas tenha carroceria baú. Em relação ao tamanho do caminhão, depende do trajeto, do volume de mercadoria a ser transportada e da distância a ser transitada.

7 – Veículos

Outro carregamento que implica um caminhão característico, é para transportar veículos.

8 – Medicamentos

Por serem cargas extremamente frágeis, devem ser sempre seguras. Os caminhões para frete de medicamentos precisam ter baú fechado e bem preservado para evitar que seja contaminado.

9 – Caminhão de mudança

Fazer transportes de mudanças, é transportar itens totalmente diversos. Sendo assim, o caminhão para esse tipo de frete deve preservar bem toda a carga. O mais indicado é o caminhão-baú.

Você trabalha, trabalhou ou conhece algum desses caminhões? Conta para nós, o que achou desse conteudo.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e siga também nosso perfil no Instagram e no LinkedIn.

Deixe um comentário